II Foro Joseph Wresinski sobre a pobreza e direitos humanos na América Latina e no Caribe

Fotografia: participantes do Foro “Projeto de Vida”, El Alto.

Do dia 22 até 26 de outubro, na cidade da Guatemala, terá lugar o segundo foro Joseph Wresinki sobre a pobreza e direitos humanos na América Latina e no Caribe. Ao igual que o primeiro encontro em 2008 em Porto Príncipe (Haiti), este segundo encontro reunirá as defensoras e defensores dos direitos humanos na região, com o objetivo de confrontar idéias, refletir e criar um conhecimento mais completo sobre a pobreza, um conhecimento que nasce da vontade de trabalhar ombro a ombro, entre pessoas com aportes diversos, porém de igual valor e que reconhece as pessoas em situação de pobreza como os primeiros defensores dos direitos humanos e com conhecimentos suficientes para a superação desta pobreza.

Provenientes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Peru e Estados Unidos, os participantes irão aportar com uma enorme quantidade de experiências de vida e profissionais: pessoas em situação de pobreza que se comprometem ativamente através de uma militância profunda dentro de ATD Quarto Mundo; ativistas do mundo indígena e camponeses, membros de ATD Quarto Mundo e de outras associações… Esta grande diversidade de pessoas comprometidas, que realizam ações para superação da pobreza e da defesa dos direitos humanos representa a verdadeira riqueza deste foro que busca reforçar compromissos e mostrar novos sinais para combater as desigualdades e injustiças na região.

Durante cinco dias, os participantes irão se encontrarão e dialogar a partir do que cada pessoa é, tem experimentado e conhecido, com a finalidade de construir conjuntamente, através do verdadeiro cruzamento de saberes, um novo conhecimento que vai contribuir para a luta contra a pobreza. Esta metodologia de Cruzamento de Saberes rejeita a idéia de que existem pessoas que sabem e outras que não: ao contrario reconhece todas e cada uma delas como portadoras de um saber necessário para a construção de um conhecimento útil para a erradicação da pobreza.

Em 2017, diversas pessoas que participaram do foro contribuíram para a redação do livro Aqui onde vivemos: Wresinski, pobreza e direitos humanos na América Latina e Caribe. O livro foi publicado no marco da campanha Pobreza nunca mais: atuar todos pela dignidade e revisitava a pertinência do pensamento de Joseph Wresinski, fundador de ATD Quarto Mundo, para a luta contra a pobreza na região no dia de hoje. Este foro regional – que se desenvolverá em espanhol, francês e português – dará continuidade a esses esforços e irá se constituir numa oportunidade para dar a luz novas idéias.

Além do mais, este foro de trabalho tem lugar graças ao financiamento da Fundação Joseph Wresinski e ao apoio de CIPREVICA. No dia 25 de setembro, no Museu da Universidade São Carlos da Guatemala, em colaboração com as Nações Unidas, será realizada uma jornada aberta que irá reunir 200 pessoas do mundo institucional e associativo da Guatemala. Será a primeira oportunidade para difundir e dialogar sobre os pensamentos desenvolvidos durante o foro, assim como para conseguir o compromisso de outras pessoas e instituições na hora de promover a participação de pessoas em situação de pobreza, nos lugares nos quais vai se refletir sobre os programas sociais e de desenvolvimento.

Bolívia.Fotografia: participantes do Foro, As Patroas de Veracruz, México.